Centenário das Assembleias de Deus no Brasil

Assembleia de Deus em Iguaba Grande - Ministério Madureira

No início do século XX, apesar da presença de imigrantes alemães e suíços de origem protestante e do valoroso trabalho de missionários de igrejas evangélicas tradicionais, nosso país era quase que totalmente católico.  A origem das Assembléias de Deus no Brasil está no fogo do reavivamento que varreu o mundo por volta de 1900, início do século 20, especialmente na América do Norte.  Os participantes desse reavivamento foram cheios do Espírito Santo, assim eles foram chamados de "pentecostais".  Exatamente como os crentes que estavam no Cenáculo (Atos 2), os precursores do reavivamento do século 20 falaram em línguas quando receberam o batismo no Espírito Santo. Outras manifestações sobrenaturais tais como profecia, interpretação de línguas, conversões e curas também aconteceram.
Entre esses crentes estavam Gunnar Vingren e Daniel Berg que se conheceram durante uma convenção de igrejas batistas em Chicago, essas igrejas aceitavam o Movimento Pentecostal. Após uma ampla troca de informações, experiências e idéias, Daniel Berg e Gunnar Vingren descobriram que Deus os estavam guiando numa mesma direção, isto é, o Senhor desejava enviá-los com a mensagem do Evangelho à terras distantes. Algum tempo depois, quando participavam de uma reunião de oração, em South Bend, Indiana (EUA) o Senhor lhes falou através de uma mensagem profética que eles deveriam partir para pregar o Evangelho e as bênçãos do Avivamento Pentecostal. O lugar tinha sido mencionado na profecia: Pará. Nenhum dos presentes conhecia aquela localidade. Após a oração, os dois jovens foram a uma biblioteca à procura de um mapa que lhes indicasse onde o Pará estava localizado. Foi quando descobriram que se tratava “de um estado do norte do Brasil”.
Em 19 de novembro de 1910, Daniel Berg e Gunnar Vingren chegaram a Belém do Pará, foram hospedados, inicialmente, no porão sujo e desconfortável da Igreja Batista local, mas ninguém poderia imaginar que aqueles dois jovens suecos estavam para iniciar um movimento que alteraria profundamente o perfil religioso e até social do Brasil por meio da pregação do Evangelho do Senhor Jesus Cristo.
As igrejas existentes na época - Batista de Belém, Presbiteriana, Anglicana e Metodista, ficaram bastante incomodadas com a nova doutrina dos missionários, principalmente por causa de alguns irmãos que se mostravam abertos ao ensino pentecostal. A irmã Celina de Albuquerque, na madrugada do dia 18 de junho de 1911 foi a primeira crente a receber o batismo no Espírito Santo, o que não demorou a ocorrer também com outros irmãos. O clima ficou tenso naquela comunidade, pois um número cada vez maior de membros curiosos visitava a residência de Berg e Vingren, onde realizavam reuniões de oração. Resultado: eles e mais dezenove irmãos acabaram sendo expulsos da Igreja Batista. Convictos e resolvidos a se organizar, fundaram a Missão de Fé Apostólica em 18 de junho de 1911, que mais tarde, ainda em 1918, ficou conhecida como Assembleia de Deus.
 Em poucas décadas, a Assembleia de Deus, a partir de Belém do Pará, onde nasceu, começou a penetrar em todas as vilas e cidades até alcançar os grandes centros urbanos como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre.  Em virtude de seu fenomenal crescimento, os pentecostais começaram a fazer diferença no cenário religioso brasileiro.
Em 1926 é fundada, pelo Pastor Paulo Leivas Macalão, consagrado ao Santo Ministério pelo Missionário Gunnar Vigren, a Igreja Evangélica Assembleia de Deus – Ministério de Madureira, hoje presente através de suas Igrejas em todo território nacional e em todos os continentes.
Em 23 de novembro de 1939 foi fundada a Assembleia de Deus – Ministério de Madureira em Iguaba Grande – RJ, pelas seguintes pessoas: Manoel Souza dos Santos, Félix Fernandes Carvalho, Noêmia Fernandes de Sá, Antônio Pereira de Souza, Cornélio de Assunção, Maria Cartacho e outros, adquirindo personalidade jurídica em 03 de abril de 1997, tendo como Pastor Presidente BENONI CARDOSO VALLADARES, e em 08 de outubro de 2004, por vias da emancipação torna-se Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Iguaba Grande – Ministério de Madureira, sendo nomeado como Pastor Presidente HELOMIR DA SILVA LESSA.
Dentre as finalidades da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Iguaba Grande – Ministério de Madureira, destacam-se:
            I.        Adorar a Deus e propagar o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo;
          II.        O erguimento espiritual, moral e social do ser humano;
       III.        Instruir e incentivar os membros no sentido de cumprirem seus deveres de cidadãos e cristãos, obedecendo às leis vigentes no país;
       IV.        Criar e manter instituições que tenham fins espirituais, sociais, assistenciais, recreativas, de ensino teológico e outras que se fizerem necessárias para o cumprimento de sua vocação, desde que respeitados seus princípios doutrinários;
          V.        Promover a união e incentivar os princípios da fraternidade cristã, visando o progresso espiritual, moral e cultural de seus membros e congregados;
       VI.        Colaborar com o poder público, quando solicitado;
A Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Iguaba Grande – Ministério de Madureira, tem sua sede na Rua Ana Chagas Caldeira, nº 201 – Centro – Iguaba Grande e possui, subordinadas hierárquica, eclesiástica e administrativamente, 12 (doze) Congregações, distribuídas no município de Iguaba Grande e com departamentos de Crianças, Adolescentes, Jovens, Senhoras (CIBE), Varões (GIDEÕES), Missões (Evangelização e Assistência Social) e Escolas Bíblicas Dominicais, realiza o atendimento social e espiritual às famílias e o resgate dos bons costumes, através da genuína pregação da Palavra de Deus.